O nosso Blogue

Olá jovem leitor! No âmbito da disciplina de Área de Projecto, nós, cinco alunos da turma G do 9º ano da escola EB 2,3 João de Meira, decidimos criar este blogue, onde publicamos e te mostramos tudo aquilo que aprendemos sobre alguns assuntos incluídos no tema da sexualidade.

Sexualidade

Ao contrário do que é dito, sexualidade não é igual a sexo, é um aspecto central do ser humano, que o acompanha toda a vida e que envolve não só o sexo, mas também, a identidade, a orientação sexual, o erotismo, o prazer, a intimidade e a reprodução. É vivida e expressa em pensamentos, fantasias, desejos, crenças, atitudes, valores, comportamentos, práticas, papéis e relações humanas. E, como tu sabes, é influenciada por diversos factores: biológicos, psicológicos, sociais, económicos, políticos, culturais, éticos, legais, históricos, religiosos e espirituais. Tais influências são bem visíveis não só a nível dos órgãos genitais que distinguem o sexo masculino e o sexo feminino, mas também a nível de rituais de namoro, casamento e o tipo de casal que vão mudando de país para país, de cultura para cultura e de religião para religião.




Como sabes, a partir da puberdade, o desejo, as fantasias sexuais e os sentimentos começam a ser consolidados. Aquela rapariga ou aquele rapaz já não te é indiferente. Sentes-te atraído por ele/ela e chegas a sentir-te apaixonado/a. O teu corpo começa a mudar…As discussões com os teus pais aumentam e só te apetece estar com os amigos… Bom, estás a atravessar uma parte da sexualidade muito importante e complicada, onde tu tens que tomar grandes decisões que irão ter consequências para o resto da tua vida. Geralmente, é a fase que mais marca a vida de um indivíduo (percebes agora por quê que os teus pais relembram os tempos de namoro e aquelas músicas um pouco foleiras com uma certa nostalgia?)



Mas para que tenhas boas recordações e que vivas cada parte da sexualidade de forma saudável há que ter em atenção os riscos a que podes estar sujeito. Tens que ter a noção que é importante prevenir!
Para isso, vamos, neste blogue responder a algumas questões e ajudar-te a escolheres o melhor para viveres esta fase da forma mais gratificante e feliz.