É uma lesão na região genital, causada pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV).
Este vírus provoca verrugas, com aspecto de couve-flor e de tamanhos variáveis, nos órgãos genitais, nomeadamente no prepúcio(homens), no períneo, na vagina e no cólo do útero (mulheres), bem como, no ânus e no recto. Essa verrugas causam comichão e, em alguns casos, hemorragias.
Pode ser transmitido pelo contacto directo com a pele contaminada, mesmo quando não apresenta lesões visíveis. A transmissão também pode ocorrer por via sexual e da mãe para o filho, durante o parto. Há, ainda, a possibilidade de contaminação por meio de objectos, como toalhas, roupas íntimas, vasos sanitários ou banheiras.
O tratamento do HPV pode ser feito por meio de diversos métodos: químicos, quimioterapêuticos, imunoterapêuticos (vacinação) e cirúrgicos. A maioria deles destruirá o tecido doente.
Se não tratada, a doença pode evoluir para um cancro, nomeadamente do cólo do útero, por isso torna-se necessária a prevenção, através:
- do uso do preservativo. Na maioria das vezes os homens não manifestam a doença. Ainda assim, são transmissores do vírus. Quanto às mulheres, é importante que elas façam o exame de prevenção do cancro do colo do útero, conhecido como "papanicolau" ou preventivo, regularmente;
- da vacinação (a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano já se encontra no plano nacional de vacinação) ;
- e da não partilha objectos de uso íntimo com outras pessoas.