Existem dois tipos de vírus do herpes simples, o VHS-1 e o VHS-2. O VHS-2 costuma transmitir-se por via sexual, enquanto o VHS-1, em geral, infecta a boca.
Entre quatro a sete dias após a infecção sente-se formigueiro e dores. Posteriormente, aparece um grupo de bolhas pequenas e dolorosas, que acabam por formar úlceras nos órgãos genitais e na pele à volta destas áreas. Isto pode causar dificuldade em urinar e dor ao andar.
Estas úlceras podem surgir:
- Nos homens, em qualquer parte do pénis, incluindo o prepúcio, se não houve circuncisão;
- Nas mulheres, aparece na vulva, dentro e fora da vagina e no colo;
- E ainda à volta do ânus e no recto para quem tem relações sexuais anais.
Como as lesões tendem a reaparecer nas mesmas zonas e em outras adjacentes, porque o vírus persiste no corpo e reactiva-se para reinfectar a pele, nenhum tratamento cura o herpes genital, mas pode reduzir a duração de um surto, bem como reduzir os sintomas na próxima infecção.
O número destes surtos pode reduzir-se, aplicando uma terapia contínua com doses baixas de medicamentos antivirais, cuja terapia deve começar dois dias após o aparecimento dos sintomas parao maior eficácia do tratamento.
A passagem da infecção para outras partes do corpo pode ter consequências nefastas e é o "cenário mais negro" da doença, por isso toma as precauções necessárias e está atento aos sintomas.